O que é alimentação saudável
- Jorge B Junior
- 16 de abr. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 11 de mai. de 2023
Para entender o que é uma alimentação saudável é interessante saber um pouco sobre nutrição e a importância dos nutrientes para o organismo.

Como se classificam os nutrientes
Basicamente os nutrientes são divididos nos grupos dos que são consumidos em maior quantidade, denominados de macronutrientes e aqueles que são necessários em menor quantidades, os chamados micronutrientes. Além desses ainda pode-se falar sobre os compostos bioativos, que não são entendidos como nutrientes, mas são essenciais para o bom funcionamento orgânico.
Macronutrientes
São as Proteínas, os carboidratos e as gorduras. Em um panorama básico e geral, as proteínas são responsáveis por diversas importantes funções como: reparação e construção de tecidos, produção de enzimas, hormônios, fazem parte do sistema imunológico, auxiliam no transporte de substâncias, entre outras. As proteínas são moléculas que fornecem aproximadas 4Kcal a cada grama ingerida.
Os carboidratos são a principal molécula energética para as células, fornecendo a glicose para o ciclo do ácido cítrico, que tem por finalidade gerar a adenosina trifosfato (ATP), capaz de gerar a energia necessária para a manutenção de todas as funções orgânicas. Os carboidratos fornecem aproximadas 4Kcal a cada grama ingerida.
As gorduras, também chamado lipídeos são importantes constituintes das membranas celulares, regulando a permeabilidade destas, contribuindo para regular o que entra e o que não entra dentro das células, isso ocorre também com a presença de proteínas transportadoras de membrana, além de receptores de membranas. As gorduras fornecem 9kcal a cada grama ingerida.

Micronutrientes
São consumidos em menores quantidades, mas igualmente importantes para o funcionamento adequado do organismo. Eles são compostos por vitaminas e minerais. As vitaminas são compostos orgânicos essenciais para as funções metabólicas, sendo necessárias em pequenas quantidades. As vitaminas são classificadas em lipossolúveis (vitaminas A, D, E e K) e hidrossolúveis (vitaminas do complexo B e vitamina C). Já os minerais são elementos inorgânicos que desempenham funções essenciais no corpo humano, como a formação de ossos, a regulação do pH sanguíneo e a participação em reações bioquímicas. Alguns exemplos de minerais são cálcio, ferro, zinco e magnésio.
Compostos bioativos
São os chamados compostos de metabolismo secundário de plantas, que são muitas vezes utilizados para a defesa das mesmas contra pragas, altas temperaturas, baixa umidade, entre outros. Muitos deles tem funções anti-inflamatórias e antioxidantes para o corpo humano, sendo indispensáveis para compor uma alimentação equilibrada e saudável.
Exemplos de classes desses compostos são os carotenoides, os flavonoides, os fitoesterois, entre outros.
Após entender isso, já se pode ter uma visão geral e básica sobre nutrição. Perceba que cada nutriente apresenta, normalmente, diversas funções para o corpo humano, sendo as células que os utilizam para manter sua homeostase. Dito isso, é possível começar a contemplar que uma alimentação equilibrada e saudável deve fornecer, minimante, as quantidades adequadas de cada nutriente, para garantir o bom funcionamento do organismo.
Além disso, é possível imaginar que a carência, ou seja, a ingestão insuficiente de qualquer um desses elementos pode trazer prejuízos ao funcionamento do corpo, mas o excesso pode causar o mesmo. Em 1934 o médico e nutrólogo argentino Pedro Escudero, recomendou uma alimentação saudável como sendo aquela qualitativamente completa, quantitativamente suficiente, harmoniosa em sua composição e a apropriada à sua finalidade e a quem se destina.
Para saber mais sobre esse tema, leia o artigo: os dez passos para uma alimentação saudável. Esse artigo trata de passos práticos para alcançar uma alimentação saudável para garantir a boa nutrição do seu organismo.
Comments